Seja bem-vindo. Hoje é

.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Uma versão do Bolo no palito

É inevitável, sempre quando chega o mês de outubro, é fato associarmos logo ao dia das crianças. Pensando nisto, quis prestar-lhes uma homenagem e tive a ideia de começar a postar receitas dedicadas aos pequeninos, postando durante doze dias (começando neste 1º dia até o dia 12), receitas clássicas, temáticas, originais, fáceis, elaboradas e algumas releituras para inspirar as mamães e os papais, titias, madrinhas e vovós, que gostam de cozinhar e queiram agradar os meninos e meninas. Acredito, também, que muitas crianças que já tem idade para aventurar-se na cozinha, claro com a supervisão de um adulto, iram gostar de fazer alguma das receitas. Vai ser um pouquinho difícil cumprir essa jornada diária durante esses dozes dias, mas vou tentar. Dasafio lançado! Vamos ao primeiro post deste mês de outubro.

 
créditos da fotografia: Mariselma Torres


Massa:
100g de manteiga ou margarina (1/2 xícara)
180g de açúcar (1 xícara)
240g de farinha de trigo (2 xícaras)
240ml de leite (1 xícara)
3 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento químico em pó
50g de coco seco ralado (industrializado)
40g de chocolate em pó (4 colheres de sopa) *cacau 50%

Cobertura:
500g de chocolate para cobertura em barra meio amargo ou ao leite (para banhar)
confeitos coloridos para decorar

OBS: a medida de xícara usada nesta receita foi a que corresponde a 240ml.

Preparo:
Bater (em batedeira) a manteiga ou margarina com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Juntar os ovos, um a um, e a essência de baunilha. Acrescentar a farinha aos poucos e alternar com o leite, em seguida acrescentar o fermento, mexendo com uma espátula. Bater mais um pouco na batedeira só para a mistura ficar homogênea. Dividir a massa em duas partes iguais. Em uma delas adicionar o coco, misturar bem e despejar em forma retangular (23 x 32cm), untar com manteiga ou margarina e polvilhar com farinha de trigo (uma dica legal é untar a forma e cobrir com papel manteiga, o bolo solta mais facilmente e não fica ressecado). À outra metade acrescentar o chocolate em pó e incorporar bem. Despejar sobre a massa branca por igual. Se desejar mesclar mais o bolo, com o auxílio de um garfo, fazer movimentos circulares percorrendo toda a forma. Assar em forno médio-alto (200º), preaquecido, por cerca 30 minutos. Desenformar, cortar em quadradrinhos. Pode-se  espetar um palito de picolé (madeira) ou um adereço de plástico como o da foto. Ou simplesmente banhar com o chocolate e decorar a gosto. O bolo fica muito saboroso e fofinho.

Cobertura:
Cortar (triturar ou ralar) o chocolate em pedacinhos e derreter em banho-maria ou microondas. Banhar os quadrados de bolo logo em seguida e decorar. Dispor sobre papel manteiga e levar à geladeira para endurecer.

 O bolo sem cobertura também ficar bem interessante.
Caso não tenha palito basta cobrir com chocolate e decorar.




Fotos: Mariselma Torres
Preparação e finalização da receita: Marielma Torres
Receita original extraída da revista da Nestlé - Setembro, 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua atenção !