Seja bem-vindo. Hoje é

.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Cup Cake para o dia das Crianças


Uma receita fácil e deliciosa!

Para os que acompanharam minha saga em um desafio criado por mim mesma - postar doze (12) receitas diferentes neste período de 1º a 12 deste mês -, percebeu que eu não consegui cumprir, mas valeu a tentativa (risos). Me diverti e me esforcei também!
Hoje, para finalizar o desafio não cumprido, trouxe uma sobremesa, que particulamente gosto muito, cupcakes.

Receita de uma massa básica que rende cerca de 24 unidades.

Ingredientes:

350g de farinha de trigo sem fermento
350g de açúcar comum (cristal ou refinado)
220g de manteiga ou margarina
220ml de leite
10ml de essência de baunilha (colher de chá)
4 ovos
12g de fermento químico (1 colher de sopa)

- Conversão de medidas, utilizando uma xícara com capacidade de volume de 240ml.
  • 1 xícara com farinha de trigo pesa 120g
  • 1 xícara com açúcar pesa 180g
  • 1 xícara com manteiga pesa 200g
  • 1 xícara de leite 240ml
Cobertura e recheio:
Brigadeiro tradicional e brigadeiro bicho de pé

Chegou o tão esperado dia das crianças, 12 de outubro, dia também em que se comemora Nossa Senhora da Conceição Aparecida ou simplesmente Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

Porque comemora-se o dia das crianças nesta data?

Em 1960, o diretor comercial da fábrica de brinquedos Estrela no Brasil, Eber Alfred Goldberg, teve a idéia de criar a Semana do Bebê Robusto, em parceria com a empresa de cosméticos e produtos farmacêuticos Johnson & Johnson.
Logo depois, em junho do mesmo ano, seguindo a iniciativa de Eber, outras empresas resolveram criar a Semana da Criança para aumentar as vendas. Faltava apenas escolher uma data e um mês.
Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis.

NO MUNDO
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a data universal para comemorar o dia da criança é 20 de novembro, quando também se comemora a assinatura da Declaração dos Direitos da Criança.
Entre outras coisas, a declaração reconhece a todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo, o direito à afeição, amor e compreensão; alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.
Mas, alguns países, como o Brasil, adotaram outros dias para comemorar o Dia da Criança.

Um pouco da história da santa:

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).
Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.
A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.

 
Fotos: Mariselma Torres 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua atenção !