Seja bem-vindo. Hoje é

.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Cheiro de Pipoca

Pipocas"A pipoca é um milho mirrado, subdesenvolvido.

Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio dos meus milhos graúdos aparecessem aquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo e trataria de me livrar delas. Pois o fato é que, sob o ponto de vista de tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais. Não sei como isso aconteceu, mas o fato é que houve alguém que teve a idéia de debulhar as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os grãos amolecessem e pudessem ser comidos.

Havendo fracassado a experiência com água, tentou a gordura. O que aconteceu, ninguém jamais poderia ter imaginado.
Repentinamente os grãos começaram a estourar, saltavam da panela com uma enorme barulheira. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias que até as crianças podiam comer. O estouro das pipocas se transformou, então, de uma simples operação culinária, em uma festa, brincadeira, molecagem, para os risos de todos, especialmente as crianças. É muito divertido ver o estouro das pipocas!"
(trecho do texto de Rubem Alves [O texto original foi extraído do jornal "Correio Popular", de Campinas (SP), onde o escritor mantém coluna bissemanal.] extraído do site:

Lanche é rico em polifenois, substância que combate o envelhecimento.
Petisco só se torna saudável se for feito com pouco óleo, sal e manteiga.

Trocar uma fruta por uma porção de pipoca na hora do lanche pode ser uma opção não só saborosa, mas também mais saudável — pelo menos é o que diz uma pesquisa da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Um grupo de estudiosos descobriu que o petisco preferido dos cinéfilos contém mais polifenois — substâncias químicas antioxidantes — do que algumas frutas e legumes.
Os antioxidantes, bastante presentes em frutas e hortaliças, são responsáveis por diminuir a presença dos radicais livres no organismo, causadores do envelhecimento e de várias doenças como câncer e Alzheimer. Não por acaso, os alimentos que possuem essas substâncias são chamados de “funcionais”.
Joe Vinson, autor da pesquisa e pioneiro na análise de componentes saudáveis no chocolate, nozes e de outros alimentos comuns, explica que esses antioxidantes estão mais concentrados na pipoca pela sua pouca concentração de água, já que os polifenóis são diluídos no líquido.
“A pipoca tem apenas 4% de água em média, enquanto que os polifenois são diluídos nos 90% de água que compõe muitas frutas e verduras”. (Confira este post na íntegra: Ciencia e Tecnologia, TOP )

Agora a criatividade fica por conta dos mestres cuca! As versões para a pipoca são as mais imagináveis possíveis... doce (caramelizada, com chocolate), salgada, temperada (com orégano, gergelim, sazón, ...), colorida. Apresentação em forma de pirulito, de bolo, em cones. Fica a dica!

Fonte foto: http://saladanoiva.blogspot.com.br/2009/06/pipocas.html


Fonte foto: http://guiadoscuriosos.com.br/blog/2010/10/19/pipoca-com-sabores-estranhos


Fonte foto:http://www.479popcorn.com/seasonal.html

Faça um bolo com pipocas e chocolate Sheila Oliveira/Divulgação
Créditos da foto: Sheila Oliveira / Divulgação

BOLO DE PIPOCA

1/2 xícara de milho de pipoca
2 colheres (sopa) de óleo
Cobertura de chocolate 1 tablete de chocolate ao leite
Cobertura de chocolate branco1 tablete de chocolate branco
1/2 xícara de minimarshmallow colorido

Modo de fazer
1. Em uma panela média, aqueça o óleo e junte o milho de pipoca.
2. Misture bem e tampe a panela até que o milho estoure.
3. Abaixe o fogo e mexa de vez em quando até parar de estourar. Reserve.
4. Em um recipiente refratário, derreta o chocolate ao leite, em banho-maria, até obter um creme homogêneo.
5. Em uma tigela grande, misture a pipoca ao chocolate.
6. Coloque a massa de pipoca em uma forma de furo central (19cm de diâmetro) forrada com papel-alumínio, aperte a superfície com uma espátula e leve à geladeira por cerca de 1h.
7. Para o bolo de chocolate branco, em um recipiente refratário, derreta o chocolate branco em banho-maria, até obter um creme homogêneo.
8. Em uma tigela grande, misture a pipoca ao chocolate e os minimarshmallows.
9. Coloque a massa de pipoca em uma forma de furo central (19cm de diâmetro) forrada com papel-alumínio, aperte a superfície com uma espátula e leve à geladeira por cerca
de 1h.
10. Desenforme, retire o papel-alumínio e sirva.
 

Esta receita vai agradar baixinhos e altinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua atenção !