




O cordeiro, o porco, a carne de sol, o tucunaré e a abobrinha da serra, temperam esta edição do Festival.
Em sua 7ª edição o Festival Gastronômico de Martins é considerado o maior evento de rua do nordeste, já tradicional movimenta o turismo e a economia da cidade serrana, localizada no médio oeste, a 365km da capital Natal. Conta com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Martins, entre outros colaboradores do segmento gastronômico. O festival acontecerá entre os dias 21 à 24 de julho, e é uma ótima pedida para este final de semana!Confira mais informações:
Relato de Experiências:O primeiro teste foi na sexta-feira (15/07/2011), que resultou nas fotos do início do post. Se observarem bem o petit gateau tem uma aparência de massa mais ressecada e com pouco recheio, isso aconteceu porque reduzi pela metade a quantidade de ovos (gordura) que pedia na receita e por insegurança deixei que ele permanecesse mais tempo no forno - ultrapassou os 8 minutos. Mais o resultado final foi bem agradável. Já o segundo teste aconteceu no dia seguinte (sábado), inconformada resolvi tentar a receita mais uma vez ao pé da letra, com todos os ingredientes, tempo e temperatura adequadas (7 minutos). Resultou no petit gateau da foto ao lado. Casquinha mais uniforme e mais recheio também. Vibrei porque o resultado foi satisfatório e também agradou. Só faltou o sorvete! Ambos foram assados com forno preaquecido a uma temperatura de 240ºC.
Município de Monte das Gameleiras (fotos: arquivo pessoal).
O Festival Gastronômico, o primeiro do "Circuito das serras", que ocorreu neste último final de semana, foi um sucesso! O objetivo do evento não era só atingir os turistas que visitavam a cidade, mas também proporcionar à população local um prazer gastronômico e cultural, ou seja, o desfrute de boa comida e boa música na praça central de Monte das Gameleiras. O mais importante é que o festival exaltou a culinária da região, utilizando e divulgando os produtos locais, alimentos cultivados sem a adição de agrotóxicos, como as hortaliças orgânicas: alface, tomate, couve-folha, pimentão, coentro, cebolinha, os cereais como a fava e o feijão rajado ainda na vagem, feijão fradinho utilizado para o acarajé sertanejo e o que dizer da galinha caipira, que foi a atração do evento na composição de vários pratos, assim como a galinha d'angola ou guiné. Enfim, foi um show! Foi gratificante participar deste evento auxiliando os grandes chefs do Rio Grane do Norte e demais oficineiros que participaram do festival com suas oficinas na tenda gastronômica, assim com também preparar o café da manhã e o almoço para a equipe de produção e organização. Registro aqui alguns momentos, dos muitos que houveram, pois a correria foi grande e não pude fotografar tudo que gostaria.
Palestra sobre manipulação de alimentos com a nutricionista Juliana Garcia. À direita o Chef Gabriel Camilo (cerimonial de abertura das oficinas - 08/07/11).
Tulipas de frango com geleia de pimenta (coxinha da asa).

Programação Cultural:
E para agitar as noites do Festival shows, coreto, com cantores e bandas locais. Entre as atrações o cantor e compositor de forró Jorde de Altinho, Banda Percussiva de Gameleiras, Hélio dos teclados, Naldinho do Forró Pé de Serra. Mais a banda Forró na Manha, Macaxeira Jazz, Diogo Guanabara e Coral da Cosern. Animando o coreto a Banda Café, que toca clássicos do rock, e ainda o intérprete Rodolfo Amaral e a dupla Tiago e Santa Fé.
Confira mais informações nos sites:
http://www.tribunadonorte.com.br/