Seja bem-vindo. Hoje é

.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Trufas: de Norte a Sul

Indicação de livro


Hoje participei de um curso de trufas na Universidade Potiguar - unidade Roberto Freire - "Trufas e Bombons do amor" (especial para o dia dos namorados), ministrado pela Técnica culinarista a sra. Ahiram Uchôa, promovido pela Harald. Além de aprender e degustar algumas variedades de trufas, propostas pelo mini curso, nós, os alunos fomos surpreendidos com o Livro das trufas - Receitas e histórias, do chocolatier Alexandre Bispo, cada participante ganhou um. O livro foi uma ideia da Harald, empresa do segmento de chocolate e derivados. Lançado no dia 13 de setembro de 2012, no Espaço Arte Gourmet da Eloi Chaves. O livro conta com 35 receitas distintas, contemplando cada estado brasileiro.“Eu trabalho para eles e, neste ano, fui incumbido de escrever um livro sobre trufas. Então, como conheço o Brasil quase todo por viajar dando palestras e cursos, decidi contemplar todos os estados, desenvolvendo receitas com a característica de cada um deles”, disse o chef Alexandre. Natural de Recife, ele é conhecido em todo o Brasil por realizar cursos e participar de congressos. Alexandre Bispo é vinculado a Harald e uma vez por mês vem a Natal realizar cursos e treinamentos no Espaço Arte Gourmet da Eloi Chaves.
As receitas são as mais variadas possíveis, como a trufa de cachaça, representando o estado de Roraima, a de castanha-do-pará, produto típico do Pará. O Rio Grande do Norte, por exemplo, foi contemplado com a trufa de castanha-de-caju. Outros estados do Nordeste estão representados no livro com trufas de tapioca (Pernambuco), coco (Ceará) e açaí (Maranhão).
As trufas apresentadas e confeccionadas no curso foram: a de rapadura com cachaça (com o Harald Melken Chocolate Dark), representa o estado de Pernambuco, a de goiabada com coco (Harald Melken Chocolate branco), representando o Piauí e a de manga (Harald Melken Chocolate branco e ao leite), representando o estado de Alagoas.

 
Foto:nordeste culinária, Abril de 2013.



fontes: http://www.revistadeguste.com/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua atenção !