Seja bem-vindo. Hoje é

.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Doce caseiro de goiaba

Que tal transformar o simples em sofisticado.
A tradicional sobremesa goiabada com queijo ou romeu e julieta (como alguns preferem chamar) em uma versão mais clean. O doce de goiaba caseiro apreciado com fatias de queijo coalho em uma apresentação de encher os olhos.

                                     Fotos: Mariselma Torres

O bom do doce caseiro não está só no prazer em degustá-lo, mas de apreciá-lo em sua composição, de acompanhar seu processo de transformação e na satisfação de produzir um produto livre de conservantes industrializados.

                                     Foto: Mariselma Torres

Confira abaixo os ingredientes e o modo de preparo.
Tempo e cocção: 40min.
Rendimento: 1.210kg

Para esta receita você vai precisar de:
  • 1kg de goiaba vermelha (usei 09 unidades que pesaram 1.110kg - quando as extremidades forem cortadas sobrará cerca de 1kg)
  • 410g de açúcar (2 e 1/3 xícaras)
  • Água
  1. Processar no liquidificador as goiabas cortadas (sem as extremidas escuras "olho") com água (cerca de 600ml) suficiente para liquidificar deixando uma polpa grossa;
  2. Passar por uma peneira e descartar os caroços;
  3. Levar ao fogo a polpa da goiaba com o açúcar e água (cerca de 1/2 xícara - 120ml);
  4. Mexer de vez em quando retirando por vezes a espuma que se forma na superfície;
  5. O doce estará pronto quando ao erguer a colher os pingos sejam rasgados, não formarem uma linha contínua. Outra maneira de perceber o ponto é passando o dedo nas costas da colher formando um risco e o doce não preencher este espaço.
  6. Sirva com queijo de coalho, torradas, biscoitos, ou simplesmente puro.
Foto: Mariselma Torres





Curiosidades sobre a goiaba

Bastante aromática e saudável, a fruta é farta em vitamina C e em licopeno
(Texto João Mathias; Consultor José Emilio Bettiol Neto)
<>
<>
<>
De polpa branca, rosada ou vermelha, a goiaba é uma fruta suculenta, perfumada e bastante apreciada pelos consumidores brasileiros. Originária da América tropical, possivelmente na área formada entre o México e o Peru, os relatos de sua presença em terras brasileiras datam de 1587.
A goiabeira é fácil de ser encontrada no fundo de quintal de residências e até em praças e jardins públicos. A fruta é consumida in natura, mas também é usada para fazer geléias, compotas, sucos, sorvetes e doces. Mais recentemente, ainda virou ingrediente para um molho agridoce industrializado similar a um catchup.
Com casca verde ou amarela, a goiaba possui diâmetro médio de oito centímetros. A fruta é rica em vitamina C, com quantidade de quatro a cinco vezes superior à da laranja e do limão. As goiabas vermelhas são fartas em licopeno, substância com pigmento vermelho que age contra os radicais livres e importante por prevenir o aparecimento de câncer.
Perene e tropical, a goiabeira gosta de clima quente. Tem seu cultivo adaptado em várias regiões brasileiras, mas a maior parte dos pomares está localizada no estado de São Paulo. Às margens do rio São Francisco, a cidade pernambucana de Petrolina e a baiana Juazeiro também se destacam na produção da fruta.
A goiabeira é uma árvore de tronco tortuoso, que pode atingir de três a cinco metros de altura. Porém, há casos de o pé da fruta alcançar até oito metros.
http://revistagloborural.globo.com/GloboRural


Fotos e composição artístisca: Mariselma Torres
Produção e apresentação do prato: Marielma Torres

4 comentários:

  1. Anônimo16:49

    É de dá água na boca...
    Lindo

    Antonio Soares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Antônio, uma dica de uma sobremesa saborosa e simples!

      Excluir
  2. Muito bom....
    minhas goiabas estão nesse exato momento na panela e o cheirinho já está no ar....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cheirinho das goiabas cozinhando é mesmo ótimo!

      Excluir

Obrigado pela sua atenção !