Seja bem-vindo. Hoje é

.

terça-feira, 6 de março de 2012

De olho na saúde: Óleo de coco


A busca incessante pelo corpo perfeito, bem definido e magérrimo está cada vez mais infiltrada na mente do ser humano. Cada dia surgem mais e mais receitas, dietas milagrosas ou alimentos superpoderosos, que de fato podem até surtir efeito em determinados organismos, mas devem ser pesquisados e analisados para que não se tornem uma regra geral e sejam adotados indiscriminadamente pelas pessoas a ponto de comprometer a saúde delas. O alimento adotado atualmente como o queridinho das dietas, e por isto está em alta, é o óleo de coco, sendo consumido como suplemento na forma líquida ou na de pílulas, com a proposta da perda de peso. Porém, não se esqueçam, queridos leitores, que muitos alimentos, bebidas, sementes, produtos naturais entre outros, caíram no gosto popular e também, logo em seguida, no esquecimento, pela falta de estudos científicos mais profundos e resultados práticos que comprovassem sua eficácia.
Neste último final de semana a revista Veja publicou: Óleo de coco: para emagrecer, não passa de bobagem. Pode ser que funcione sim, como muitos alegam, porém, as pessoas se esquecem que o emagrecimento é consequência de uma alimentação adequada e saudável associada à prática de exercícios físicos regulares e que o indivíduo deve aliar isso à uma qualidade de vida, qua implica em saúde (bem estar físico, mental e social). Sou da opinião que tudo em excesso prejudica. Não aderi à moda, mas em nome da ciência gastronômica acabei fazendo um teste na minha cozinha, um bolo de milho com óleo de coco. O resultado contarei no próximo post. Então, sobre matéria acabei extraindo este trecho pela sua relevância para nós gastronômos ou simples amantes da boa comida: "Não há mal nenhum em usá-lo, em sua forma líquida, como substituto do óleo de origem animal ou mesmo do óleo de soja na preparação de alimentos. Ele faz parte do grupo de gorduras vegetais, mais saudável do que as animais. No entanto, é rico em gorduras saturadas. O azeite de oliva, por exemplo, tem gorduras insaturadas. Para cozinhar, tudo bem. Para emagrecer, fora de questão. Sem comprovação — As pesquisas que encontraram tanto benefícios como malefícios no alimento não foram capazes de explicar o mecanismo envolvido. Há quem atribua ao óleo de coco a condição de um termogênico, ou seja, algo capaz de aumentar a queima de calorias no corpo. Substâncias termogênicas estão presentes no café ou no chá verde, por exemplo, mas também podem ser encontradas em suplementos alimentares. Mas, de novo, nada foi comprovado."
Saiba mais sobre:
COLESTEROL - é importante para o organismo para sintetizar vitaminas e hormônios, mas eles não circulam livremente pelo sangue. Para fazer isso, é preciso que se juntem às lipoproteínas, como a HDL (sigla para high density lipoproteins, ou lipoproteínas de alta densidade) e a LDL (low density lipoprotein, lipoproteínas de baixa densidade). A HDL impede que a LDL forme placas de gordura nas artérias que dão origem à aterosclerose, diminuindo ou obstruindo o fluxo sanguíneo, provocando infartos ou derrames.
ÁCIDO GRAXOS - são as moléculas que compõem a gordura, que pode ser encontrada na natureza em formato sólido (gordura) ou líquido (óleos). São formados por cadeias de carbono, que se ligam a moléculas de hidrogênios. Quanto mais ligações na molécula, mais saturada é a gordura.
GORDURA SATURADA - aumenta o LDL no organismo, que se deposita nas artérias e eleva o risco de problemas cardíacos. Pode ser encontrada em frituras, carne vermelha e em laticínios em geral.
GORDURA INSATURADA - diferente das saturadas, ajuda a reduzir os triglicerídeos, um tipo de gordura que em alta concentração é prejudicial, e a pressão arterial. Pode ser monoinsaturada ou poli-insaturada. Essa última pode ser, por exemplo, Ômega 3 e 6, que são os chamados ácidos graxos essenciais e são as gorduras encontradas em peixes, linhaça, castanhas e azeite.
veja.abril.com.br/.../oleo-de-coco-para-emagrecer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua atenção !