Seja bem-vindo. Hoje é

.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Brigadeiro sem leite condensado

Minha cozinha, Meu laboratório...
Adoro testar receitas, principalmente pratos doces. E foi "fuçando" na internet que encontrei esta receita em um blog e resolvi experimentar este brigadeiro sem leite condensando. O preparo é fácil e o resultado satisfatório, exceto pela quantidade, pois é, a proporção de ingredientes que se segue rende aproximademente 120g de brigadeiro (é pouco né?!). Este resultado da primeira foto rendeu 117g (foi o 4º teste). Já fiz um usando colheredas mais generosas que rendeu 150g.
  • 1 xícara de chá de leite - 240ml
  • 3 colheres de sopa (rasas) de achocolatado - 30g
  • 1 colher de sopa (rasa) de chocolate em pó - 10g [usei aqui com 33% de cacau]
  • 1/2 colher de sopa de manteiga sem sal - 10g
  • 3 colheres de sopa (rasas) de açúcar - 30g
  • Levar ao fogo brando todos os ingredientes em uma panela pequena (tipo papeiro), mexendo sempre. Quando começar a borbulhar e o fundo da panela aparecer o brigadeiro terá aparência de um creme ganache. Continuar mexendo até adquirir consistência cremosa (reduzirá em pelo menos 1/3 do volume inicial). Esperar esfriar e utilizar como desejar.
    Nota: a receita original leva 20g de manteiga (1 colher de sopa) e 4 colheres de sopa de achocolatado, particularmente achei mais doce, então usei 3 de achocolatado para 1 de chocolate em pó (33% de cacau) e 10g de manteiga para ficar menos amanteigado (na foto do 1º teste o brilho denuncia a quantidade de manteiga). Rende um pouco menos, mas o resultado é mais agradável.
    1º Teste do brigaderio sem leite condensado.
    Nem esperei esfriar direito! Usei como recheio e cobertura de cupcake de baunilha e acrescentei bowls de chocolate ao leite e branco (bolinhas de cereal) na decoração.
    Fazendo uma análise sensorial do produto posso afirmar que textura, cor, brilho e sabor assemelham-se muitíssimo ao brigadeiro convencional (com leite condensado). Desvantagens: rende pouco e demora mais pra ficar pronto cerca de 20 minutos contra 8 minutos do original.
    Fotos: Mariselma Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua atenção !