Seja bem-vindo. Hoje é

.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Brownie facinho

Brownie com gotas de chocolate (1/2 receita)

Uma receitinha básica e saborosa de brownie para os amantes desta guloseima.
Sou do tipo que testa receita, então sempre que vejo alguma comida que me interessa, principalmente sobremesa, gosto de testar. Hoje em dia o mais comum de se ver são receitas na internet (instagram, páginas do facebook, blogs 🙋, etc.) mas ainda existem as receitinhas que encontramos nas embalagens e rótulos dos alimentos, então, eu gosto dessas, às vezes copio, às vezes recorto (ainda tenho caderno de receitas gente, e adoro), claro que dou muito print também 😁. Mas enfim, a história dessa receita de brownie é essa, ela veio em uma embalagem de farinha de trigo, um dia testei, gostei, a turma (família, amigos) aprovou e faço até hoje, as variações são com nozes, com gotas de chocolate, com doce de leite, ou sem nada disso, ou com o que mais a sua imaginação quiser.
Receita 👇

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 colheres de (sopa) bem cheias manteiga ou margarina
  • 2 xícaras de medida de açúcar refinado ou cristal
  • 2 xícaras de medida de farinha de trigo com fermento
  • 1 xícara de medida de chocolate em pó (uso 50% cacau) não é cacau e nem achocolatado
  • 1/2 xícara de nozes picadas ou de gotas de chocolate.
  • Pode trocar a medida da xícara por um copo americano (se alguém ainda tiver)
Agora vem a facilidade:
Não use batedeira, misture com uma espátula ou colher o açúcar com a manteiga (ou margarina) até ficar homogêneo, não precisa ficar um creme fofo, nem muito menos esbranquiçado, como algumas receitas de bolos pedem. Depois acrescente os ovos e misture novamente (a receita original não pede essência, mas se quiser usar não tem problema, use umas gotinhas). Misture depois o chocolate em pó e a farinha de trigo, mexa até ficar uniforme. Fica uma massa "pesada" mesmo, não vai leite. Acrescente as nozes picadas ou as gotas de chocolate.
Unte, somente com margarina, uma forma retangular (30x40) ou quadrada (30x30). Algumas pessoas forram a forma com papel manteiga depois de untada, também dá certo, mas faço sempre só com a forma untada, sem o papel e fica um espetáculo.
Forno preaquecido.
Rendimento na forma retangular rende 35 quadradinhos.
Tempo de forno: aproximadamente de 30 a 40 minutos, mas vai depender muito do seu forno.
Quando tirar do forno? Fique atento (a) ao relógio, o segredo de um brownie de casquinha crocante em cima e macio, molhadinho por dentro é você espetar um palito de dente no centro e perceber se ele sai "sujo", é a hora de tirar, não é massa crua, caso o palito sai limpo, aí já era, seu brownie virou um simples bolo de chocolate, que também fica gostoso com um cafezinho. 
Não se preocupem, ele cresce um pouco no forno, mas depois murcha um pouquinho.

Eu dividi a receita em duas: uma com nozes e outra com gotas de chocolate. 500g de massa crua em cada forma. (Forma quadrada 17cmx17x5 - coração 20cmx4cm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua atenção !