Seja bem-vindo. Hoje é

.

domingo, 8 de setembro de 2013

Castanhas de caju assadas

Foto: Mariselma Torres

Foto: Mariselma Torres
Fotomontagem: Mariselma Torres


Fotomontagem: Mariselma Torres 


Preparações: Marielma Torres

6 comentários:

  1. Anônimo08:28

    Nossa nem imaginava que era tão fácil assim. Agente costuma comprar tanta coisa industrializada e nem imagina o processo. Obrigado por compartilhar! Um belo post.

    Aqui é a Gorete de SP/Mogi das Cruzes

    Amei esse blog! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gorete! Fico muito feliz em compartilhar coisas boas! Continue nos visitando! Um abraço!

      Excluir
  2. Anônimo08:34

    O processo artesanal de assar a castanha é incrível . Tenho uma dúvida é possível fazer em casa em outro recipiente? ( em uma panela,frigideira ou algo do tipo) como moro em condominio nao tenho um espaço fora.

    Aline dantas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline, este processo exposto no post é totalmente artesanal, um "ritual" realizado por algumas famílias nordestinas, que juntam as castanhas provenientes muitas vezes dos seus pés de caju existentes nos seus quintais. Desconheço este processo em um lugar fechado que não seja na indústria, o que fazemos nos quintais é a torra da castanha (produz muita fumaça), por isso ficam mais douradas e algumas chegam a queimar. Na indústria as castanhas são secadas (geralmente ao sol), cozidas em autoclaves (panelas de pressão gigantes)por cerca de uns 20 minutos, descascadas, as amêndoas saem branquinhas, então são selecionadas por tamanho, cor, e destinadas ao comércio. Algumas, depois desse processo, são fritas em óleo de boa qualidade por cerca de 3 minutos e salgadas ainda quente. Obrigada pela visita. Espero ter ajudado!

      Excluir
  3. Boa tarde Marielma, gostaria de saber se vc vende castanhas cruas, para eu mesmo assar, para lembrar meus tempos de infância, estou em Sp capital.
    agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Joel Godoy, infelizmente não vendo! Este foi um experimento realizado por minha irmã, há uns dois anos atrás, para o seu TCC. Ultimamente é difícil vermos esta prática até mesmo por aqui no Nordeste, pois é necessário juntarmos uma certa quantidade de castanhas para este processo valer a pena. Desculpe não poder ajudá-lo! Obrigada pela visita

      Excluir

Obrigado pela sua atenção !