Seja bem-vindo. Hoje é

.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Homenagem a Câmara Cascudo





Fonte: internet




O Evento "Pitadas de sabores e alimentos do Brasil - Homenagem a Câmara Cascudo", promovido pelo SESC Carmo - SP, acontecerá de 14 de outubro a 1º de dezembro de 2011, inspirado em um dos livros do autor: "História da Alimentação no Brasil", lançado originalmente em 1963. É a gastronomia nacional resgatando sua culinária através da obras de um escritor e folclorista potiguar, Luís da Câmara Cascudo. A programação será marcada por bate-papos, degustações e apresentações a cargo de chefs de cozinha, donos de restaurantes, pesquisadores e antropólogos, tudo com base no livro de Cascudo com o objetivo de analisar a formação da cozinha nacional. O evento consta com um total de oito (08) encontros, nos quais teoria e prática vão juntar-se para se entender a cultura alimentícia do Brasil, a partir das influências portuguesas, indígenas e africanas, que tão bem foram relatadas pelo escritor Câmara Cascudo.



Programação:


Dia 14 de outubro - Abertura: explanação de Pedro Vicente Costa Sobrinho, da Academia Norte Rio-Gandense de Letras, falando sobre a obra de Cascudo. Em seguida a chef Carla Permambuco, do restaurante Carlota, fará a palestra "Juntando a fome com a vontade de Saber".

Dia 20/10 - o tema será o "Banquete dos Orixás", com a chef Tereza Paim, do restaurante Terreiro da Bahia, apresentando um prato à base de elementos africanos. Em seguida Reginaldo Prandi vai contextualizar as influências africanas na alimentação brasileira.

Dia 27/10 - o tema será "Caciques do Brasil", com o professor de História da Gastronomia da Universidade Anhembi-Morumbi, Ricardo Maranhão. O prato ficará a cargo do chef Ofir Oliveira, organizador do Festival Sabor Selvagem da Amazônia.

Dia 03 de Novembro - a historiadora Wanessa Asfora ministra a palestra "Ora pois", sobre as infuências lusitanas. O prato ficará a cargo do chef Mauro Fernandes do restaurante O Marquês.

Dia 10/11 - será a vez do "Baião-de-todos", abordando a importância da farinha, do feijão e da carne seca durante o Brasil colonial. O chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Cozinha Mocotó, fará um prato baseado nesses ingredientes.

Dia 17/11 - abordando o tema "Rapadura é doce, mas não é mole não", o jornalista gastronômico e professor de antropologia da Estácio de Sá, André Bocatto, falará sobre a chegada do açúcar no Brasil colonial. O prato ficará a cargo de Morena Leite, proprietária do restaurante Capim Santo.
Dia 24/11 - Adriana Lucena (chef e pesquisadora potiguar) e Daniela Narciso (sommelier e administradora) conduzirão o tema "Pimenta na panela dos outros é tempero". Elas abordarão a presença constante da pimenta na dieta nacional, diversidade e harmonização com diversos pratos diferentes.

Dia 1º de dezembro - o evento se encerra com o tema "Por cima do leite não há fruta que deleite", um bate-papo sobre as frutas favoritas dos brasileiros, conduzido por Douglas Bello, e também Flávio Frederico, conhecido por seu uso de frutas nacionais na alta confeitaria.







Mais informações: www.sescsp.org.br/sesc/programa_new... e www.tribunadonorte.com.br/noticia/gastronomia-nacional

2 comentários:

  1. É o SESC sempre alavancando e fomentando a cultura brasileira. Desta vez, homenageando o ilustre norte-riograndense, Luís da Câmara Cascudo, que além de folclorista, também escreveu sobre a história da alimentação do Brasil.
    José Maria Cavalcanti
    www.bollog.com.br

    ResponderExcluir
  2. E cabe a nós amantes da cultura e gastronomia brasileira propagar eventos como este. Camâra Cascudo: nosso orgulho. Parabéns ao SESC - Carmo/SP. Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua atenção !