Seja bem-vindo. Hoje é

.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Bonsai de Jaboticabeira!

Curiosidades...









Recentemente ganhei um bonsai de árvore frutífera, uma Jaboticabeira. Fiquei muito entusiasmada e procurei logo por informações para cuidar bem do meu bonsai. A embalagem trazia instruções de como adubar, regar, expor ao sol, essas coisas assim, mas, para mim não foi o suficiente, pois as informações eram muito sucintas e como leiga no assunto tive que pesquisar mais e saciar minha sede de conhecimento. A minha primeira curiosidade não foi saber o porquê do nome bonsai, mas sim os cuidados específicos, principalmente por se tratar de uma espécie frutífera, fruta, alimento, comida, enfim, associei logo à minha paixão pela gastronomia. Pois bem, continuando, vi alguns vídeos muito interessantes do Professor Márcio Augusto de Azevedo (cultivador e colecionador), que se mostrou um conhecedor do assunto, e suas explicações clarearam mais minhas dúvidas, especificamente sobre a jaboticabeira, fruta pela qual estou ansiosa por degustar quando florar no meu bonsai, não que já não tenha provado, mas a sensação de cultivar uma fruta e consumi-la do pé, é extraordinária. Como já disse sou leiga no assunto e pouco conhecedora, nenhuma expert, mas minha intenção aqui é única e exclusivemente de compartilhar conhecimentos e trocar ideias, informações, experiências, enfim, me comunicar, isso porque muitas vezes só procuramos adquirir conhecimento quando determinada situação nos obriga, no meu caso em função desta pequena árvore, que agora depende dos meus cuidados para crescer forte e saudável e dar muitos frutos, fui motivada a estudar sobre bonsais e jaboticabeiras. Diante mão prometo postar aqui o grande dia: quando meu pé de jaboticaba frutificar! Para mim será um acontecimento. (Foto da esquerda o bonsai que ganhei - original ainda sem poda e foto da direita ilustrativa - fonte: internet portal R7).

Um pouco sobre o significado do nome:
Foram os chineses quem primeiro começaram a cultivar o bonsai, faziam isso para poderem contemplar, mais de perto, a natureza em miniatura, cultivada em pedras ou bandejas, daí a origem do nome, BON = bandeja ou bacia e SAI = cultivo, podendo ser traduzido assim: "cultivado em uma bandeja". Embora a técnica seja chinesa, o nome é japonês. Na China o Bonsai segue padrões estéticos diferentes dos cultivados no Japão e é conhecido por outro nome: "Penjing" que quer dizer panorama em bacia, pois na China é mais comum falar paisagem ou panorama (jin) e não cultivo ("sai" - pronúncia japonesa do ideograma "zai" - cultivo). Existem algumas outras teorias sobre o seu surgimento e cultivo, mas não é o caso explaná-lo, tão etalhadamente, aqui. Por isso, me restringrirei sobre sua origem somente neste parágrafo.

Quanto aos cuidados que se deve ter com o bonsai são basicamente três, principais, a saber: rega diária (manter a terra do bonsai sempre úmida), sol (o bonsai é uma planta de ornamentação exterior, devendo ficar exposta sob a luz solar direto) e adubação, onde a frequência vai variar de acordo com cada espécie. Porém, existem outros cuidados, é claro, bem característicos deste tipo de planta, que é a poda. Esta deve ser realizada no mínimo há cada quinze dias. A troca de terra também é um fator fundamental para manter a integridade de um bonsai, normanlmente feita de dois em dois anos, com solos (terra) específicos.

Sobre a jaboticabeira: É uma árvore nativa do Brasil, encontrada de norte a sul do país. No Pantanal, por exemplo, quando é verão ela se encontra debaixo d'água, ou seja, é uma planta que está habituada às cheias (enchentes), necessita de muita água. No caso do bonsai, sua terra deve ser composta por matéria orgânica (adubo específico) e manter-se úmida, por isso é importante a rega diária desta espécie. A palavra jabuticaba é tupi e quer dizer "fruto em botão". É uma fruta pouco calórica e muito rica nutricionalmente em ferro, fósforo, vitamina C e boas doses de niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ainda ajuda a eliminar toxinas.

Na gastronomia ela pode ser aproveitada em preparações como: licor, sucos, geleias, tortas, até mesmo como molhos para acompanhar carnes vermelhas ou brancas e o que mais a criatividade e inspiração ordenar.







6 comentários:

  1. Anônimo06:58

    Por que meu bomsai de jaboticaba está ficando com as folhas secas, rego todo dia, e ainda borrifo água tres vezes por dias, pois minha cidade fez mais de 40 graus por dia. As folhinhas estão caindo e o tronco descascando. Tem como me ajudar?
    Obrigado

    Sávio Costa

    ResponderExcluir
  2. Marielma Torres06:32

    Olá Sávio! Como disse no artigo não sou nenhuma especialista em bonsai, mas alguns videos no you tube do professor Marcio Augusto de Azevedo, "Porque devemos trocar a terra dos bonsai" - http://www.youtube.com/watch?v=i0VndiBtOw4&feature=related - me ajudaram bastante. Porém, diante das informações deixadas no seu comentário, posso dar um parecer tomando por base a minha experiência como o meu bonsai de bajoticabeira. Pode ser vários fatores: o bonsai tem que ficar exposto à luz solar ou em local arejado, de preferência fora de casa, a rega uma vez por dia é suficiente, no caso da jaboticabeira é normal o tronco descascar, é fundamental a poda, pelo menos há cada 15 dias. Como nao sei a idade do seu bonsai pode ser que a terra dele possa está precisando ser trocada. Para isso existem solos e adubos específicos para cada espécie de bonsai. Essa troca deve acontecer no mínimo de dois em dois anos. Este pode ser um dos motivos das folhas secas. Sávio, obrigada pela sua atenção. Espero ter sido útil. Assita aos vídeos, pois iram te ajudar bastante a cuidar do seu bonsai.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo08:46

    Olá tenho um bonsai de jabuticabeira tbm..quanto tempo devo deixa-lo exposto ao sol
    Paraguaya Morgan

    ResponderExcluir
  4. Marielma Torres04:41

    Olá Paraguaya! Você deve deixá-lo exposto em um ambiente externo o dia todo, de preferência onde o sol possa apontar nas primeiras horas do dia, porque naturalmente depois o bonsai ficará na sombra também. Boa sorte! E obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo13:03

    Olá! Não se assustem... a jabuticabeira descasca mesmo, e fica sem folhas uma vez ao ano. Descasca porque isto ajuda em seu crescimento e como proteção, pois evita a "erva de passarinho", que não a deixaria florescer e dar frutos (que crescem no tronco e galhos). Perde suas folhas para que as abelhas possam chegar nas suas minúsculas flores e realizar a polinização. Ela leva de 10 a 20 anos para dar suas primeiras frutas (tem que ter muita paciência). Necessita estar sempre úmida, principalmente na época de maturação da fruta (quanto mais água, mais doce). Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ajudou com certeza! O espaço do cajucomcamarão é para isto mesmo: troca de informações, de experiências, partilha, críticas, sugestões...fiquem a vontade!

      Excluir

Obrigado pela sua atenção !