Da Série - Comidas típicas juninas Sem lactose, mas com sabor
Foto: Marielma Torres (arquivo pessoal, 2015) |
Sabe aquele resíduo do milho que sobrou quando foi peneirado para o preparo da canjica? (Post anterior) Ele pode entrar na composição de pães, biscoitos e bolos. Neste caso escolhi elaborar uma receita de bolo diet, sem lactose e sem proteína do leite. Ficou muito saboroso e o que é melhor, leve e saudável, já que usei adoçante e farinha de trigo integral! Segue a receita abaixo:
250g do resíduo do milho (de10 espigas usadas na produção da canjica)
1 xícara* de farinha de arroz
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de adoçante em pó de uso culinário (usei Tal e Qual)
200ml de leite de coco in natura
1/2 xícara de óleo de girassol
3 ovos
2 colheres de sopa de coco ralado (in natura ou industrializado sem açúcar)
1 colher de sopa de fermento químico em pó
*a xícara usada foi aquela tipo Duralex, que tem a capacidade para líquidos e sólidos diferente daquelas xícaras medidoras padrão. Pode usar qualquer uma, o importante é usar a mesma do início ao fim da receita.
Preparo:
Liquidificar o resíduo do milho com o leite de coco, o óleo, o adoçante e os ovos;
Adicionar, ainda no liquidificador, as farinhas, liquidificar mais um pouco, depois acrescentar o coco e o fermento e misturar.
Dispor em forma retangular (21cm x 32cm) untada com óleo e polvilhada com farinha de sua preferência (arroz, integral, refinada, etc);
Assar em forno preaquecido (entre 180º a 200º) por 40 minutos ou até que colocando o famoso palito ou a ponta de uma faca no bolo e os mesmos saiam limpos. (Cada cozinheiro conhece seu forno então o tempo médio é esse, mas pode variar de forno para forno).
Resultado: ficou fofinho e saboroso. Foi a primeira vez que fiz e gostei do resultado. Quem quiser fazer sem adoçante é só trocar pelo açúcar branco refinado ou o demerara (que é mais saudável)
Rendimento: 1 bolo de aproximadamente 800g (o meu deu 814g) ou 15 quadradinhos
Validade: 2 dias