Seja bem-vindo. Hoje é

.

sábado, 20 de junho de 2015

Bolo de milho diet e sem lactose

Da Série - Comidas típicas juninas Sem lactose, mas com sabor

Foto: Marielma Torres (arquivo pessoal, 2015)

  
Foto: (arquivo pessoal, 2015)

Sabe aquele resíduo do milho que sobrou quando foi peneirado para o preparo da canjica? (Post anterior) Ele pode entrar na composição de pães, biscoitos e bolos. Neste caso escolhi elaborar uma receita de bolo diet, sem lactose e sem proteína do leite. Ficou muito saboroso e o que é melhor, leve e saudável, já que usei adoçante e farinha de trigo integral! Segue a receita abaixo:

250g do resíduo do milho (de10 espigas usadas na produção da canjica)
1 xícara* de farinha de arroz
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de adoçante em pó de uso culinário (usei Tal e Qual)
200ml de leite de coco in natura
1/2 xícara de óleo de girassol
3 ovos
2 colheres de sopa de coco ralado (in natura ou industrializado sem açúcar)
1 colher de sopa de fermento químico em pó

*a xícara usada foi aquela tipo Duralex, que tem a capacidade para líquidos e sólidos diferente daquelas xícaras medidoras padrão. Pode usar qualquer uma, o importante é usar a mesma do início ao fim da receita.

Preparo:

Liquidificar o resíduo do milho com o leite de coco, o óleo, o adoçante e os ovos;
Adicionar, ainda no liquidificador, as farinhas, liquidificar mais um pouco, depois acrescentar o coco e o fermento e misturar.
Dispor em forma retangular (21cm x 32cm) untada com óleo e polvilhada com farinha de sua preferência (arroz, integral, refinada, etc);
Assar em forno preaquecido (entre 180º a 200º) por 40 minutos ou até que colocando o famoso palito ou a ponta de uma faca no bolo e os mesmos saiam limpos. (Cada cozinheiro conhece seu forno então o tempo médio é esse, mas pode variar de forno para forno).

Resultado: ficou fofinho e saboroso. Foi a primeira vez que fiz e gostei do resultado. Quem quiser fazer sem adoçante é só trocar pelo açúcar branco refinado ou o demerara (que é mais saudável)

Rendimento: 1 bolo de aproximadamente 800g (o meu deu 814g) ou 15 quadradinhos
Validade: 2 dias

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Canjica Sem lactose

Junho chegou e junto com ele as guloseimas produzidas com milho. Adoro!

Foto: Marielma Torres (arquivo pessoal, 2015).

Foto: Marielma Torres (arquivo pessoal, 2015).

Delícia, delícia, delícia... e delícia! É como posso definir essa canjiquinha! Desde que fui diagnosticada como intolerante à lactose e ainda por cima como alérgica à proteína do leite de origem animal, que vivo procurando alternativas doces (principalmente) para saciar minhas vontades! Essa receita é bem prática e saborosa, e o açúcar pode ser substituído por adoçante (usar o de sua preferência) para quem tem restrições e o leite de coco se for usar o industrializado pode ser o light para quem quer reduzir calorias. (A porção da canjica na foto é de 50g)

Ingredientes:
10 espigas de milho
2 xícaras de açúcar demerara (pulverizado)*
1200ml de leite de coco in natura
Canela em pó a gosto

*Tornar em pó; quebrar em fragmentos muito pequenos. Fazer este processo no liquidificador. Ele dissolve melhor nas preparações e fica mais branquinho não alterando tanto a cor do produto final.


Preparo:

Primeiro de tudo faça o leite de coco
  • 2 cocos secos
  • 1 litro de água quente

Extrair a polpa do coco (sem aquela casquinha escura);
Ferver 1L de água;
Liquidificar a água mais a polpa do coco e passar o leite por peneira. Reservar.

Canjica

Debulhar as espigas de milho;
Processar ou liquidificar os grãos de milho com o leite, peneirar.
Levar a mistura de milho (milho + leite de coco) ao fogo com açúcar e mexer até engrossar e ferver (faz bolhas grandes que logo em seguida estouram). Se antes desse processo da fervura a canjica começar a empelotar (formar grumos) mexa com um fouet (um batedor de arame) e a canjica ficará lisinha.
Depois de pronta porcione em pratos ou copinhos e polvilhe canela a gosto.

Rendimento: 2500g

OBSERVAÇÕES:

- Pode ser usado o açúcar branco refinado na mesma proporção;
- O adoçante deve ser usado seguindo as recomendações do fabricante quanto  a proporção dele em relação ao açúcar;
- Deve-se usar sempre adoçantes em pó de uso culinário, tipo forno e fogão.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Dia das Mães...

Dia das Mães é sempre um data que envolve muito amor, fraternidade, família, troca de olhares, beijos, abraços, gratidão e todos os sentimentos bons que podemos imaginar.
Sempre queremos encontrar uma maneira de agradar e surpreender a quem amamos e neste dia das mães então foi assim, muitas famílias quiseram adoçar este dia com as delícias da Opa Cupcake!
E estas foram as minhas sugestões de mimos para o Dia das Mães!

Bolo da Vovó repaginado
Coração Bombom

Brownie com nozes
E claro Cup Cakes



terça-feira, 21 de abril de 2015

Minha primeira Páscoa

Gente atualizando sobre como foi minha Páscoa, quero contar uma história rapidinho sobre essa minha aventura. Já tem algum tempo que me formei em Gastronomia (Julho de 2011), mas só escolhi trabalhar com confeitaria quase um ano depois. Quando conclui o curso, exatamente 09 meses depois, fui admitida em um Hospital para o cargo de Pasteleira, no qual permaneci por 2 anos e 3 meses, lá era responsável por produzir os lanches para os pacientes, fazia tanto preparações salgadas como doces, mas sempre tive uma queda maior pelo doces, pela Confeitaria. Foi então que resolvi sair e começar a trabalhar por conta própria, fazer minha marca de doces (mas especificamente de cup cakes). Em 04 de outubro de 2014 nascia oficialmente a Opa Cupcake. Como já trabalhava com encomendas de cup cakes (fazia isso paralelo à função que exercia no hospital) comecei também a produzir brownies e bolos/ tortas/ naked cake, enfim, mas nada de chocolates (bombons, trufas, pirulitos de chocolate, essas coisas). Sempre achei muito trabalhoso lidar com chocolates por causa da temperagem, do resfriamento correto que devemos fazer no chocolate nobre, dito puro, para que ele suporte permanecer em temperatura ambiente depois de manipulado, por ser mais delicado e derreter mais facilmente, mas enfim, este ano foi o desafio, mercado competitivo, clientes, solicitando, eu mesma me cobrando novos horizontes, inovações, e foi então que tomei coragem e resolvi fazer a primeira Páscoa da Opa Cupcake. E dentro desta temática surgiu o assunto para este post, que intitulei de Minha primeira Páscoa. Quero registrar aqui que foi difícil, principalmente porque trabalho sozinha, mas foi um desafio encantador, e foi um sucesso! Fiquei muito feliz com o resultado e já estou programando a próxima Páscoa. Para vocês deixo aqui o registro das minhas produções de Páscoa, e a lição de que "você só sabe que é capaz de algo quando se sente obrigado a tentar", não fui obrigada, fui condicionado e desafiada por eu mesma através deste doce e encantador universo no qual escolhi trabalhar: a Confeitaria.
Mini meio ovo para comer de colher.


Meio ovo cacau com recheio de bolo.

O queridinho da primeira Páscoa da Opa Cupcake.

  Dois recheios (doce de leite e ganache) e bolo de chocolate.





@opacupcake
www.facebook.com/opacupcake