Seja bem-vindo. Hoje é

.

sábado, 29 de março de 2014

Doce de leite caseiro


Há muitos produtos industrializados que quando são produzidos artesanalmente, em casa, por exemplo, não ficam parecidos com os que encontramos em supermercados e lojas afins, exatamente por não levarem em sua composição conservantes, corantes e espessantes industriais, que agregados ao produto intensificam o sabor, o brilho, a consistência e aumentam a vida de prateleira do alimento, ou seja, a validade. Mas, há uma sobremesa, muito apreciada, que pode ser feita em casa e assimilar-se ao industrializado sem fazer feio. É o doce de leite! Faço com frequência esta sobremesa para funcionários e pacientes do hospital em que trabalho. Gosto muito e por curiosidade resolvi pesquisar sua origem e encontrei a mesma história em todas as fontes que verifiquei. Essa versão extraí do site http://www.souvenir.ind.br/historia_doce_de_leite. 

"A origem do doce de leite é incerta, mas está ligada à rápida expansão na produção de sacarose de cana-de-açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas, no século XV, e no Brasil, América Central e Antilhas a partir do século XVI e à possibilidade de seu uso para preservação do leite. Como primeiro edulcorante de produção em grande escala, o açúcar da cana passa a ser usado na conservação de vários produtos orgânicos, inclusive o leite de vaca ou de cabra, dando origem a produtos similares ao doce de leite atual, pastoso ou sólido, em toda a América Latina e em determinadas localidades ibéricas.
Na Argentina existe um relato popular e lendário que data a sua invenção em 1829. Nessa época estava prestes a assinar um tratado de paz entre o governador Juan Manuel de Rosas e o seu inimigo político Juan Lavalle numa fazenda do governador na localidade de Cañuelas, na periferia de Buenos Aires. O Sr. Lavalle foi o primeiro a chegar e, cansado, deitou-se na cama de Manuel Rosas, e acabou dormido. A criada de Rosas, enquanto fervia o leite com açúcar (preparação conhecida nessa época como 'lechada') para acompanhar o chá da tarde, encontrou-se com Lavalle dormindo na cama do patrão. Ela considerou uma insolência e foi avisar os guardas. Pouco tempo mais tarde chegou Rosas, e não ficou chateado com Lavalle, então pediu à criada o chá com leite. Esta lembrou nesse momento que tinha abandonado o leite com açúcar ao fogo, deixando esquentar durante muito tempo. Ao regresar, a criada encontrou uma sustância espessa e amarronzada. Seu sabor agradou Rosas e contam que compartilhou o doce com Lavalle enquanto discutiam os pontos do tratado, dando assim origem acidental ao doce de leite."


Um parêntese, ganhei uns potinhos de doce de leite oriundos da Argentina (lá da terrinha que possivelmente se originou o doce) das marcas Patagonian 40g e Cara Negra 45g. Uma delícia, cada um com sua particularidade no sabor. Às vezes compro pronto e também gosto de fazer cozinhando a lata de leite condensado. Mas, quando não, faço o caseiro e dá super certo!




Minha receita de doce de leite

3 litros de leite
1 kg de açúcar

Levar os ingredientes em panela grande ao fogo e deixar cozinhar até reduzir de volume e ficar caramelo e espesso. Mexer de vez em quando. Não deixar no fogo até endurecer porque a consistência cremosa só é adquirida depois de esfriar.
Armazenar em geladeira em depósito fechado. Validade 5 dias.

- Algumas pessoas usam bicarbonato e/ou glucose de milho para conservar. Baunilha para aromatizar e agregar mais sabor.