Seja bem-vindo. Hoje é

.

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Gastronomia Funcional

Ello Orgânico

Um novo conceito de restaurante em Natal/RN. (Fonte: arquivo pessoal)

Esta samana estive visitando o Ello Orgânico, no bairro Cidade Jardim, rua Milton Freire, 2924, um restaurante que alia a gastronomia funcional, com um cardápio todo produzido com alimentos orgânicos, com opções para quem é vegano ou possui alguma intolerância ou arlegia à proteína do leite ou ao glúten, a um mini mercado com opções de produtos isentos de glúten e de lácteos, com hortifrutis orgânicos e uma sessão de biocosméticos. 
Fonte: fanpage do Ello

Fonte: fanpage do Ello

Entradinhas Bruschetta (Fonte: arquivo pessoal)


Depois das brusquetas divinas eu me deliciei com penne com camarão ao molho de tomate orgânico, prato bonito e bem servido. O desejo é de que a refeição não termine, percebe-se o cuidado e carinho com alimento produzido, tempero correto e sabores únicos. Depois fui às compras no mini mercado que é outro ambiente dentro do restaurante e como chocólatra, mas alérgica à proteína do leite de vaca, encontrei um chocolate 75% cacau sem leite, e aproveitei para levar também um queijo vegano para experimentar e matar minha vontade de queijo (muito saboroso por sinal).

Vale a pena a visita!

terça-feira, 19 de julho de 2016

Brownie facinho

Brownie com gotas de chocolate (1/2 receita)

Uma receitinha básica e saborosa de brownie para os amantes desta guloseima.
Sou do tipo que testa receita, então sempre que vejo alguma comida que me interessa, principalmente sobremesa, gosto de testar. Hoje em dia o mais comum de se ver são receitas na internet (instagram, páginas do facebook, blogs 🙋, etc.) mas ainda existem as receitinhas que encontramos nas embalagens e rótulos dos alimentos, então, eu gosto dessas, às vezes copio, às vezes recorto (ainda tenho caderno de receitas gente, e adoro), claro que dou muito print também 😁. Mas enfim, a história dessa receita de brownie é essa, ela veio em uma embalagem de farinha de trigo, um dia testei, gostei, a turma (família, amigos) aprovou e faço até hoje, as variações são com nozes, com gotas de chocolate, com doce de leite, ou sem nada disso, ou com o que mais a sua imaginação quiser.
Receita 👇

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 colheres de (sopa) bem cheias manteiga ou margarina
  • 2 xícaras de medida de açúcar refinado ou cristal
  • 2 xícaras de medida de farinha de trigo com fermento
  • 1 xícara de medida de chocolate em pó (uso 50% cacau) não é cacau e nem achocolatado
  • 1/2 xícara de nozes picadas ou de gotas de chocolate.
  • Pode trocar a medida da xícara por um copo americano (se alguém ainda tiver)
Agora vem a facilidade:
Não use batedeira, misture com uma espátula ou colher o açúcar com a manteiga (ou margarina) até ficar homogêneo, não precisa ficar um creme fofo, nem muito menos esbranquiçado, como algumas receitas de bolos pedem. Depois acrescente os ovos e misture novamente (a receita original não pede essência, mas se quiser usar não tem problema, use umas gotinhas). Misture depois o chocolate em pó e a farinha de trigo, mexa até ficar uniforme. Fica uma massa "pesada" mesmo, não vai leite. Acrescente as nozes picadas ou as gotas de chocolate.
Unte, somente com margarina, uma forma retangular (30x40) ou quadrada (30x30). Algumas pessoas forram a forma com papel manteiga depois de untada, também dá certo, mas faço sempre só com a forma untada, sem o papel e fica um espetáculo.
Forno preaquecido.
Rendimento na forma retangular rende 35 quadradinhos.
Tempo de forno: aproximadamente de 30 a 40 minutos, mas vai depender muito do seu forno.
Quando tirar do forno? Fique atento (a) ao relógio, o segredo de um brownie de casquinha crocante em cima e macio, molhadinho por dentro é você espetar um palito de dente no centro e perceber se ele sai "sujo", é a hora de tirar, não é massa crua, caso o palito sai limpo, aí já era, seu brownie virou um simples bolo de chocolate, que também fica gostoso com um cafezinho. 
Não se preocupem, ele cresce um pouco no forno, mas depois murcha um pouquinho.

Eu dividi a receita em duas: uma com nozes e outra com gotas de chocolate. 500g de massa crua em cada forma. (Forma quadrada 17cmx17x5 - coração 20cmx4cm)

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Bolo de casamento

Bolo Pelado (Naked Cake)

Desafio do final de semana

Bolinho, ou melhor, bolão do final de semana. Bolo para casamento sempre um desafio. Este então sendo com três andares tive que montar no local da recepção.
Modelo escolhido pelos noivos do qual gostei bastante do resultado final.

Confiram no instagram em @opacupcake ou no Facebook meu trabalho e se gostarem curtam, compartilhem, agradeço!

domingo, 3 de julho de 2016

Depois de um longo recesso...



Depois de um loooongo tempo sem postar nada, desde junho de 2015, resolvi escrever algo. Durante esse tempo meu universo gastronômico ficou bastante doce, isso porque estou dedicada 100% à confeitaria, e foquei no meu trabalho com minha marca Opa Cupcake, mas neste espaço do Cajucomcamarão, vou continuar postando de tudo sobre gastronomia, isto é, quando der tempo.
Em quanto isso sigam lá no Instagram Opa Cupcake e na fan page www.facebook.com/opacupcake o que eu ando adoçando por aí.

Até breve!