Seja bem-vindo. Hoje é

.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mini Cursos em Gastronomia - 2013

Programe sua agenda para os meses de junho e julho com os cursos rápidos de Gastronomia da Distribuidora Eloi Chaves, em Natal. Recomendo porque são cursos muito bons administrados por profissionais competentes!
Confira o folheto de divulgação:



segunda-feira, 20 de maio de 2013

Ser Saudável: por que é tão difícil?


 

Muitas vezes deixamos de nos alimentarmos bem por pura preguiça ou ignorância. Do meu ponto de vista isso acontece porque não buscamos informações suficientes sobres os alimentos que temos disponíveis à mesa. Estamos sempre procurando praticidade e rapidez, o famoso fast food, a comida congelada, os snacks (salgadinhos), biscoitos recheados, refrigerantes, e outros gêneros alimentícios deste tipo, que muitas vezes vão gerar o acúmulo de elementos indesejáveis no nosso organismo: a gordura e o açúcar, e ocasionar doenças, também, indesejáveis. Por que não alimentar-se de produtos saudáveis, frescos, aromáticos,  organicos e cheios de benefícios para o organismo? Uma das respostas seria porque muitos alimentos industrializados são irresistíveis, já vem pronto para o consumo e às vezes tem uma embalagem atratativa, que desperta a curiosidade e aguça o desejo por experimentar tal alimento. Outra também seria o fato de os alimentos prontos, que fazem a linha mais saudável ter seu preço mais caro que os chamados "lanches rápidos". Quem não caiu de boca em uma caixa de chocolate e a devorou inteirinha, que atire a primeira pedra. Quem, na fila de alguma lojinha, supermercado ou conveniência, não acabou por levar mais do que devia (naquele corredor de "bagana"), e ainda por cima comeu ali mesmo alguma guloseima e levou só a embalagem até o caixa (procurando deixar o código de barra intacto) para registrar a compra? Pois é, rsrsrs... Acho que isso já aconteceu com várias pessoas. Olhando o lado de quem leva uma vida mais corrida, trabalhando durante o dia e muitas vezes ainda estudando à noite, vai fazer geralmente a escolha errada. Fato é que que a alimentação, o ato de alimentar-se, tornou-se mais do que necessidade, mais do que função vital para nutrir o corpo, isso já há algum tempo, tornou-se um ato prazeroso, social e muitas vezes uma posição de status.

A alimentação é uma necessidade básica que
influencia na qualidade de vida por ter relação com
a manutenção, prevenção e recuperação da saúde.
Desta forma, deve ser saudável, completa, variada,
agradável ao paladar e segura.
(ZANDONADI et al, 2007)




Guia Alimentar para a População Brasileira, criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de orientar a população sobre alimentação saudável.
 
     Figura ilustrando a proporção dos alimentos em um prato saudável.
 
Eis uma texto bem esclarecedor sobre a função do alimento no nosso organismo:
 
Alimentos são todas as substâncias sólidas ou líquidas que, levadas ao trato digestório, são utilizadas para manter e formar os tecidos do corpo, regular os processos cosporais e fornecer calor, mantendo dessa maneira a vida. São veículos dos nutrientes, contendo também outras substâncias que lhes são sabor, odor, cor e textura.
Alguns alimentos contém mais proteínas; outros, mais carboidratos ou mais gorduras, mais vitaminas e mais minerais, sendo, por isso, considerados fontes desses nutrientes. Em outras palavras: dependendo do tipo de nutriente que contém em maior quantidade, cada alimento desempenha uma determinada função no organismo.

ALIMENTOS CONSTRUTORES - Fornecem proteínas ao corpo. São componentes indispensáveis a toda célula viva. Têm função construtora. São substâncias que vão formar e manter os músculos, os ossos, o sangue, os ógãos, a pele e o cérebro. Construir novos tecidos, promover o crescimento e contribuir para a resistencia do organismo às doenças também são atribuições desses alimentos.  FONTES: carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas secas (feijão, ervilha, lentilha, soja), etc.

ALIMENTOS ENERGÉTICOS - Fornecem os carboidratos e lipídeos ao corpo.                                                
--> CARBOIDRATOS - Com algumas exceções, são de origem vegetal. Sua função na alimentação humana é fornecer energia. Os alimentos com essa função são assim chamados porque funcionam em nosso organismo como um verdadeiro combustível. FONTES: cereais (arroz, milho, trigo, aveia, etc) pães, tubérculos, raízes, açúcares, doces, etc.                                                                                                        
--> LIPÍDEOS - Possuem alto valor energético e transportam as vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K), protegendo os órgãos vitais e organismo contra a perda excessiva de calor.  FONTES: óleos e gorduras.

ALIMENTOS REGULADORES - Fornecem vitaminas, minerais, fibras e água.

--> VITAMINAS - São compostos orgânicos que aparecem nos alimentos em pequenas concentrações, mas desempenham funções específicas e vitais nas células e nos tecidos do corpo. Não podem ser sintetizadas pelo organismo, e sua ausência ou absorção inadequada provocam doenças de carência específica. Por isso as vitaminas não podem faltar na alimentação.  FONTES: frutas, verduras e legumes. 
                                                                   
--> MINERAIS - São encontrados no corpo e nos alimentos. São partes integrantes de hormônios, enzimas e vitaminas e fornecem os constituintes enrijecedores de ossos e dentes. Cálcio, fósforo, enxofre, cloro e magnésio são necessários ao organismo em grandes quantidaes diárias. Ferro, fluor, zinco, cobre, iodo, cromo e cobalto são necessários em quantidades menores. FONTES: frutas, legumes e verduras.      
                
--> FIBRAS - Constituem o material da parede da célula vegetal, com estruturas que dão forma e textura: cascas, películas, sementes e etc. Não são digeridas ou absorvidas pelo organismo. Apesar de não possuírem valor nutritivo ou energético, participam ativamente da mecânica da digestão, tornando-a mais fácil e completa. Ajudam o alimento a se movimentar através do intestino. facilitando, assim, o seu funcionamento. Com poucas fibras, o intestino trabalha com dificuldade. Recomendação de fibras para um adulto: 25 a 35 g/dia.                                                                                                                    
--> ÁGUA - É o principal componente do corpo humano e constitui cerca de 2/3 do peso corpóreo total. Juntamente com o oxigênio, ela é o elemento mais importante para a manutenção da vida. A água possui funções construtora e reguladora.

http://dicasnutricionais.spaceblog.com.br/1287075/Os-alimentos-e-suas-funcoes/