Seja bem-vindo. Hoje é

.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Neste Natal: Diet ou Light?

O Natal está cada vez próximo e junto com ele muita "comilança". Nessa horas adeus dietas, restrições alimentares, intolerâncias, alergias a algum tipo de alimento, não é mesmo? Com a mesma desculpa de sempre: "é só uma vez ao ano" ou ainda "só um pouquinho não vai fazer mal", tudo se transforma em argumento para saborear as guloseimas natalinas. Mas cuidado, se de repente optar por um alimento diet ou light, para não pesar tanto na consciência, fique atento ao que está comprando ou ingerindo.
Mas o que são alimentos Diet ou Light? Na verdade o termo correto para se referir a um alimento com umas dessas duas definições é alimentos com alegação diet ou light. Entenda o porquê.

O termo light significa uma alegação (claim) de uma propriedade nutricional que o produto possui no sentido de redução do teor de determinado nutriente ou teor calórico. Uma grande parte dos produtos alimentícios industrializados, contendo um teor considerável de açúcares ou gorduras em sua composição, já apresenta a sua versão light. Ou seja, uma redução no teor de açúcar ou no teor de gordura, ou até mesmo em ambos. Essa redução, no entanto, precisa ser de no mínimo 25% em relação ao convencional para que o produto seja considerado light.
O termo light pode ser inserido na rotulagem do alimento, obedecendo a duas situações de acordo com as normas da legislação vigente (Portaria SVS/MS nº 27 de 13/01/1998).
  • conteúdo absoluto: refere-se a alimentos com baixo teor em um determinado nutriente, podendo ser utilizados os seguintes termos - baixo, pobre, leve, low ou lite.
  • conteúdo comparativo: refere-se àqueles produtos que têm o teor de determinado nutriente reduzido em comparação com um alimento similar, o qual é geralmente denominado tradicional ou convencional.
Já os alimentos com alegação diet na embalagem necessitam de uma redução bastante severa de um determinado nutriente. Esse nutriente pode ser qualquer um, e não somente o açúcar, como muitas pessoas pensam. Assim, um alimento com redução severa de sódio é indicado para hipertensos e poderá apresentar alegação diet, assim como existem aqueles com redução severa de gordura, entre outros. Um alimento para ser chamado diet para açúcares, por exemplo, necessita ser isento ou conter no máximo 0,5% de açúcares em sua composição. Estes produtos com alegação diet são classificados pela legislação brasileira (Portaria SVS/MS nº 29 de 13/01/1998) como alimentos para fins especiais, ou seja, formulados ou processados especificamente para a utilização em dietas diferenciadas e/ou opcionais, para atender às necessidades de indivíduos em condições metabólicas e fisiológicas especifícas. Vale salientar que um alimento com alegação diet para açúcares poderá conter alto teor de gorduras e calorias, como é o caso dos chocolates sem adição de açúcares, os quais geralmente são ricos em gorduras, e, portanto, contêm muito mais calorias do que os tradicionais. Este tipo de alimento, como outros similares, constitui uma péssima escolha para indivíduos preocupados apenas com a estética (perda de peso).

Atenção: cabe ressaltar a importância da leitura da rotulagem dos produtos alimentícios!

Receita de Leite condensado diet
Rendimento 350ml

Ingredientes:
  • 1 copo (americano) de leite desnatado em pó
  • 1 colher (de sopa) de margarina light
  • 125ml de água morna (cerca de 1/2 xícara)
  • 4 colheres (de sopa) de adoçante em pó para uso culinário 
Liquidificar todos os ingredientes por cerca de 5 minutos.
Utilizar como desejar: no preparo de mousses, brigadeiro, coberturas, etc.

Torta de Maçã especial
Rendimento: 15 porções (140 calorias/porção)

Ingredientes para a massa:
  • 500g de queijo ricota
  • 3 xícaras de chá de leite condensado diet (receita)
  • 3 colheres de sopa de adoçante em pó para uso culinário
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo com fermento
  • 3 gemas
  • 3 claras em neve
Ingredientes para a cobertura:
  • 1 maçã com casca cotada em fatias finas
  • suco de 1 limão (para umedecer as maçãs)
  • canela em pó para polvilhar
Modo de preparo:
Liquidificar a ricota, o leite condensado, o adoçante, a farinha de trigo e as gemas. Em um recipiente a parte adicionar as claras em neve delicadamente e misturar à massa de baixo para cima. Despejar a mistura em uma forma de fundo removível untada e polvilhada com farinha de trigo. Em seguida espalhar as fatias de maçã, umedecidas com o suco de limão, por cima da massa. Levar ao forno preaquecido e assar por cerca de 40 minutos. Ao retirar do forno polvilhar a canela em pó. Servir quente.