Seja bem-vindo. Hoje é

.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Alfarroba: o que é isso?

Bom dia!
Hoje pela manhã ao ler as notícias do dia me deparei com uma matéria que me chamou muito a atenção, dizia o título: Surpreenda-se com a alfarroba, o “chocolate” nutritivo. Pensei seria uma nova marca de chocolate? Uma fórmula milagrosa? Claro fiquei curiosa, como chocólatra assumida que sou, para provar esta iguaria, até então desconhecida para mim. Mas, por enquanto, fiquei mesmo só com as informações que os estudos sobre a alfarroba me transmitiram nesta matéria extraída do Yahoo! Brasil.
O que é o que é: tem cor de chocolate, cheiro de chocolate e até um gosto parecido com o de chocolate, mas não é chocolate? A sua resposta poderia ser: milagre. Mas não, a resposta certa para esta pergunta é: alfarroba. Sim, uma leguminosa pouco conhecida no Brasil, mas que promete saciar os desejos das mais fissuradas pelas delícias do cacau.
De acordo com a nutricionista Ana Paula Gagliotti, a alfarroba é uma leguminosa da mesma família do feijão e, apesar de ser nativa do mediterrâneo, já é produzida no Brasil. “Em sua forma natural ela parece uma vagem de cor marrom escura e sabor adocicado. A indústria geralmente utiliza a polpa da alfarroba, que é triturada e posteriormente torrada”, diz. Atualmente, a leguminosa pode ser encontrada em lojas de produtos naturais em diversas de formas, como barras, bombons e pó. Em todas elas, o que predomina é o marrom parecido com o do chocolate ao leite e também o cheiro, que lembra muito o cacau. As vantagens em relação aos chocolates tradicionais são muitas, entre elas o valor nutritivo. “Enquanto o chocolate possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui apenas 0,7 de gordura e um alto teor de açúcares naturais (em torno de 38% a 45%), como sucrose, glucose e frutose”, conta a nutricionista. Além disso, a alfarroba é isenta de cafeína, lactose e glúten. “Se tornando assim, uma ótima opção para indivíduos que sofrem de doença celíaca, que são intolerantes a lactose e que possuem outras restrições alimentares”, diz Ana Paula. Mas ainda pode ser melhor. Ela também contém grande quantidade de fibras. Essas fibras naturais ajudam a proteger a mucosa intestinal contra possíveis irritações, podendo assim contribuir para minimizar as agressões intestinais causadas pela diarreia, por exemplo.Caso você queira se aproveitar ainda mais dos benefícios da alfarroba, é importante saber que ela possui antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o envelhecimento, “além de vitaminas e minerais como ferro, magnésio e vitamaminas B1 e B2”, finaliza Ana Paula. Depois de todos esses pontos positivos, é claro que existem alguns porém. O primeiro é que a alfarroba não possui poucas calorias como você pode estar imaginando. “Assim como qualquer alimento, quando consumido em excesso pode contribuir para o aumento de peso. Mesmo assim, o produto pode ser consumido diariamente com moderação”, explica a nutricionista. Por se tratar de algo doce, a alfarroba não deve substituir uma refeição e sim ser ingerida como uma sobremesa. “Para os viciados em doces e chocolates, ela é uma opção bem mais saudável”, conclui Ana Paula.Outro porém é em relação ao gosto. Não adianta você achar que o sabor é exatamente igual ao de chocolate, pois não é. De acordo com pessoas que fazem uso da alfarroba, ingerir a barra pura não é tão agradável quanto optar por um bombom ou barrinha de alfarroba com coco e banana, por exemplo. De qualquer forma, mesmo que o gosto não seja igual, depois de comer um bombom de alfarrobaa vontade de comer algo doce desaparece imediatamente e a sensação de saciedade também aumenta bastante, provavelmente devido ao grande teor de fibras. Caso você tenha se interessado, ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e o preço é um pouco mais salgado do que dos chocolates tradicionais.
Fonte: Por Julia Couto, do AreaM Yahoo! Brasil