Seja bem-vindo. Hoje é

.

domingo, 20 de novembro de 2011

3º Festival Gastronômico de Baía formosa-RN

O Festival Gastronômico de Baía Formosa traz como atração principal a Albacora.






Mas, antes de saber sobre esta ilustre atração, confira um resumo da história deste município.

Baía Formosa, é situada no Litoral Sul do Rio Grande do Norte, a 94 km de Natal-RN, e a 110 km de João Pessoa-PB, e a 220 km de Recife-PE, pela Rodovia BR 101. Seu nome original, dado pelos índios, era "Aretipicaba" (bebedouro dos papagaios). O nome atual tem sua origem pela existência de uma baía em seu litoral (a única no Rio Grande do Norte). Seu povoamento teve início justamente pela baía, onde foi construído um pequeno porto de pesca. Em meados do (século XVIII), a área já era utilizada, por grandes fazendeiros, para recreação.


III Festival Gastronômico e Cultural da Albacora


A Prefeitura de Baía Formosa e o circuito de Festivais Gastronômicos do Rio Grande do Norte está promovendo o III Festival Gastronômico Cultural da Albacora em Baía Formosa, de 25 à 27 de novembro de 2011. O festival trará em sua programação: oficinas técnicas, degustação, cozinha show com chefs renomados e premiados nacionalmente, shows musicais, arte circense, dança contemporânea, artesanato, Festival de cinema, e Regata de jangadas.


Mas o que é albacora?


Albacora é um pescado nativo das águas do litoral sul, mais precisamente em Baía Formosa e outras faixas como Barra de Cunhau, Sagi…é semelhante ao atum, pelas características da carne. Embora ainda não o tenha provado, diz-se que a albacora é muito mais saborosa que o atum, tem sabor mais suave do que a do colega nobre, mas a textura e a coloração de ambos são parecidas. Tanto que é possível comê-lo cru em saladas ou pratos frios. Este peixe tem corpo grosso, dorso azul escuro, lado e ventre prateados e nadadeiras peitorais muito compridas, atinge em média 1m de comprimento e 30kg de peso. A época de sua pesca é de setembro até fevereiro. Também conhecido como bandolim, ervacora, e atum-branco. Outros nomes comuns voador, carorocoatá e tombo.






Albacora marinado sobre mousse de cará


(confira a receita acessando Prazeres da Mesa)




Fontes:


http://sti.br.inter.net/bomjunior/peixes.htm - Pequeno Dicionário de Peixes Brasileiros