Seja bem-vindo. Hoje é

.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Alimento e Saúde


Doenças Transmitidas por Alimentos - DTA's


Fonte: www1.folha.uol.com.br (2009).
As DTA's são doenças que podem ser originadas pela ingestão de alimentos e/ ou de águas contaminadas, seja por microrganismos (contaminação biológica), toxinas produzidas por microrganismos, substâncias químicas (contaminação química) ou por objetos estranhos presentes no alimento (contaminação física). Mas, para entendermos melhor devemos primeiro compreender o papel dos alimentos na vida dos seres vivos. Claro que ao longo da vida, as necessidades nutricionais do homem foram modificadas e sofreram alterações de acordo com a idade, estilo de vida e metabolismo, mas, com todos esses fatores os alimentos nunca deixaram de ser essenciais à vida. Eles têm o papel de fornecer ao organismo energia para abastecê-lo, assim como o combustível à máquina. Porém, muitos se esquecem da importância que tem a relação entre quantidade em volume e varidade na composição dos alimentos, pois este é um fator fundamental para evitar excessos ou carências que sempre interferem negativamente nas condições de saúde. Outro ponto que se deve destacar aqui, diz respeito aos aspectos sanitários, uma manipulação ou uma conservação inadequada altera grandemente a estrutura real de uma alimento dito saudável. Não são só as vitaminas que são perdidas, ou proteínas que são desnaturadas (destruídas), mas também ocorre a transmissão de doenças através destes veículos citados anteriomente.
Os alimentos são compostos por uma variedade de substâncias químicas, que no seu conjunto, devem atender a todas as necessidades de nutrição dos organismos vivos. Biologicamente, existe, uma certa afinidade entre muitos organismos vivos, de modo que um alimento adequado para o homem pode também ser favorável para outros seres, especialmente bactérias que, por sua vez, podem ser benéficas (úteis na fabricação de alimentos, medicamentos, etc), deteriorantes (decompõem os alimentos) ou patogênicas (transmissoras de doenças) para o homem.
Dentre o que já foi mencionado, as DTA's acontecem, ainda, devido a:

- equipamentos sujos;
- contaminação cruzada;
- falta de higiene pessoal;
- insetos e roedores;
- técnica culinária inadequada;
- reaquecimento inadequado;
- temperatura que favorece a proliferação bacteriana (zona de perigo de 5ºC a 60ºC).

Classificação das Doenças Transmitidas por Alimentos:

Infecção Alimentar - causada pela ingestão de alimentos contendo microrganismos patogênicos. Pode ocorrer:

a) Os microrganismos quando ingeridos podem fixa-se na parede do intestino e lá se reproduzirem.

b) Os microrganismos, depois de ingeridos, podem produzir toxinas dentro do intestino. (Toxinfecção).

Sintomas: geralmente diarréia, cólicas e febre.

Intoxicação Alimentar - causada pela ingestão de alimentos contendo toxinas microbianas. (o microrganismo produz toxinas ainda no alimento - Toxinose).

Sintomas: geralmente diarréia, vômitos e dores abdominais.

a) Intoxicação Química: por agrotóxicos, metais, raticida.
b) Intoxicação Natural: toxinas marinhas, toxinas de cogumelos e micotoxinas.


Referências:

- LIMA, Cláudio. Inspetor Saúde: Higiene dos Alimentos para o seu dia-a-dia. Fortaleza-CE: Gráfica LCR, 2009.

- RIEDEL, Guenther. Controle Sanitário dos Alimentos. São Paulo-SP: Livraria Atheneu, 1992.

- Ilustrações: internet.